carta sobre a LDB
Caro Professor
Venho através desta carta esboçar minhas reflexões e questionamentos a respeito da Lei 10.639/03, no entanto, gostaria de pedir-lhe que responda a esta com certa brevidade, tendo em vista a importância dessa Lei para o contexto atual, bem como sua utilidade para facilitar a inclusão das minorias na sociedade brasileira.
A educação é importante na vida de um individuo e de um povo, é sabido ainda, que o caminho a ser trilhado para amenizar as mazelas causadas por anos de injustiças contra uma parcela explorada, escravizada e ignorada está apenas no começo, pois muitas serão as lutas a serem travadas.
Sabemos o quanto é preciso mudar o rumo da sociedade em direção a uma vida melhor, mais justa e igualitária. Desta forma, precisamos renovar nossa postura, e sermos mais sensatos, e foi através de experiências vivenciadas em sala de aula que senti uma imensa necessidade de refletir sobre questões que envolvem os negros e a educação, sou uma educadora como você e gostaria muito de compartilhar contigo essas angustias.
Sendo assim, achei-me no direito de investigar um pouco mais sobre a vida de meus alunos e deparei-me com indivíduos preconceituosos que não respeitam e nem valorizam sua origem e muito menos sua cultura. Dai senti a necessidade de ir mais além e foi investigando que só então percebi que o racismo e a discriminação eram fatores predominantes naquele ambiente escolar, mas que aquela realidade poderia ser amenizada.
Diante disso, comecei a notar a importância de minha preocupação no sentido de promover a compreensão de como o negro é entendido na história da educação brasileira e como a Lei 10.639/03 contribui com novas possibilidades para pensarmos o que ensinar em nossas escolas sobre as questões raciais. Foi analisando desta forma que cheguei a conclusão de que