carta para academicos
Prezado Acadêmico,
A prática da autoavaliação como processo permanente é um instrumento de construção e/ou consolidação de uma cultura de avaliação do INAPÓS, com a qual a comunidade interna se identifique e comprometa. É de fundamental importância para o aprimoramento da gestão acadêmica e administrativa na concepção da missão, dos objetivos e metas, visando à melhoria da qualidade do ensino oferecido, assim como a responsabilidade social do INAPÓS. O seu caráter formativo deve permitir o aperfeiçoamento tanto pessoal (dos docentes, discentes e corpo técnico-administrativo) quanto institucional, pelo fato de colocar todos os atores em um processo de reflexão e autoconsciência.
O que é a CPA?
A CPA é a Comissão Própria de Avaliação, que tem como objetivo autoavaliar toda a Instituição para promover análises, com a finalidade de relacionar a realidade do INAPÓs com o ideal desejado. Assim, busca-se e aperfeiçoa-se constantemente a melhoria da qualidade do nosso Ensino Superior. Esta comissão é permanente e está de acordo com o que prevê o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior), instituída pela lei nº 10.861, além de seguir algumas diretrizes internas. Dessa forma, priorizamos a promoção de valores democráticos e a criação da autonomia e afirmação de identidade de toda nossa comunidade. Podemos, também, realizar o planejamento e gestão da Instituição, propiciando a constante reorientação de nossas ações.
Qual a importância da CPA no processo da avaliação?
Além de fazer parte das exigências do Ministério da Educação, enviando os dados obtidos para o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), é a Comissão que garante que as avaliações sejam realizadas democrática e periodicamente, já que a CPA é autônoma dentro da Instituição. Somente com este processo é possível conhecer as qualidades que possuímos, e os problemas, para que sejam avaliados e sanados da melhor forma