carta de intenção
Á
COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE MULHERES, GÊNERO E FEMINISMO DO NEIM/UFBA.
A/C: Carta de Intenção
Prezada Comissão,
Venho apresentar algumas das razões pelas quais sou candidata a uma vaga no curso de mestrado do NEIM/UFBA.
Sou licenciada pela UCSAL em Geografia(1996.2) e pós-graduada em História Social e Cultura Afro-brasileira pela UNIME/FETRAB(2007.2). Em 2008, participei de um curso de qualificação em Gênero e Diversidade, com duração de 80h, para Professores da Rede Pública Estadual de Ensino oferecido pelo NEIM/UFBA em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia. O mencionado curso serviu de estímulo para aprofundar o conhecimento científico acerca da temática em questão, visto que, como professora do ensino fundamental, médio e EJA(Educação de Jovens e Adultos), convivo diariamente com a necessidade de intervenção nas relações de gênero e diversidade no âmbito escolar. O meu interesse é desenvolver um trabalho de análise da construção do papel social dos indivíduos na sociedade a partir das diferenças e desigualdades entre os sexos e as consequentes relações de poder construídas a partir desta premissa do sexismo.
Minha proposta de projeto inicial é pesquisar sobre o histórico do movimento feminista na Bahia e sua busca por intervir na mudança de paradigmas sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea.
Gostaria de analisar algumas questões a respeito dos discursos que o movimento feminista tem construído a partir da sua prática de pesquisa e de intervenção social.
a) Há algum tipo de relação entre a construção de gênero e relações de poder na sociedade?
b) Quais os discursos que dão sustentação ideológica promovendo as diferenças de gênero como justificativa para sustentação das relações de poder? Neste sentido, a proposta de projeto se constitui em analisar alguns discursos acerca da