Carta Comercial
A carta comercial, também chamada de correspondência técnica, é um documento com objetivo de se fazer uma comunicação comercial, empresarial.
A redação comercial tem como características comuns:
a) clareza: o texto, além de ser claro, deve ser objetivo, como forma de evitar múltiplas interpretações, o que prejudica os comunicados e negócios.
b) estética: a fim de causar boa impressão, o texto deve estar bem organizado e dentro da estruturação cabível. Não pode haver rasuras ou “sujeiras” impregnadas ao papel.
c) linguagem: seja conciso e objetivo – passe as informações necessárias, sem ficar usufruindo de recursos estilísticos. Seja impessoal, ou seja, não faça uso da subjetividade e de sentimentalismo. E por fim, escreva com simplicidade, mas observando a norma culta da língua.
É muito importante que haja correção, pois um possível equívoco pode gerar desentendimento entre as partes e possíveis prejuízos de ordem financeira.
Estrutura de uma carta comercial:
1º passo: O papel deve ter o timbre e/ou cabeçalho, com as informações necessárias (nome, endereço, logotipo da empresa). Normalmente, essas informações já vêm impressas.
2º passo:
Índice e número. O índice são as iniciais do setor que expede a correspondência e o número é a ordem de expedição do documento. Colocados antes ou na mesma linha da data.
3º passo:
O local e a data vêm após o índice. Colocase vírgula depois do nome da cidade. O mês deve vir em letra minúscula e o ano, sem ponto ou espaço. Use ponto final após a data.
4º passo: Nome e endereço do destinatário à esquerda, abaixo da localidade e data. No caso de se desejar que a correspondência seja aberta por determinado funcionário, colocase a “linha de atenção”, após o nome da empresa ou entre o endereço e o vocativo.
5º passo:
Referência (ou assunto) é a síntese do conteúdo da carta.