Carreira y
Grande parte das empresas funciona com estruturas definidas e com cargos gerenciais limitados. Porém, essa rigidez pode ser prejudicial e ocasionar um desequilíbrio na organização.
Isso porque profissionais altamente especializados, mas sem perfil gerencial, podem se sentir desprestigiados e desmotivados com essa estrutura. Para evitar isso, algumas empresas já começam a adotar, como estratégia de retenção desses especialistas, o planejamento de carreira em Y, também chamada de gestão de carreiras paralelas, que possibilita a mobilidade de ascensão profissional tanto na área técnica quanto na gerencial, sem sobreposição entre ambas.
Significado de retenção: Ato de reter. Conservação de alguma coisa em seu poder. Reserva; posse
Carreiras paralelas: Carreira paralela é uma sequência de posições, que uma pessoa pode assumir no interior de uma organização, orientada em duas direções, uma de natureza profissional e outra de natureza gerencial, sendo o acesso aos maiores níveis de remuneração e de reconhecimento oferecidos pela empresa garantido em qualquer uma das direções escolhidas. aplicação prática na carreira em Y deve ocorrer sob dois aspectos: no primeiro, o profissional técnico deve determinar o rumo de sua trajetória na área de especialização, buscando seu desenvolvimento por meio de uma formação educacional especializada e operacional.
Já o segundo consiste no monitoramento e na avaliação do desempenho do profissional em relação às estratégias da empresa. Esse aspecto deve ser realizado pelo gestor da área jurídica juntamente com a unidade de gestão de pessoas. Caso a avaliação não apresente resultados, o próprio gestor deve negociar com o profissional uma forma de readaptar o modelo hierárquico da empresa.
"Na criação do plano de carreira da área técnica pode se criar cargos como analista, técnico e consultor e, se necessário, níveis para esses cargos. As promoções podem ser alcançadas por meio da avaliação de suas competências,