Carreira X e Carreira Y
Na teoria Y, a ideia é exatamente a oposta, e baseia-se na premissa de que as pessoas querem e gostam de trabalhar e assumem conscientemente as suas responsabilidades e obrigações laborais. O trabalho e a responsabilidade, além de serem meios de se atingir estabilidade financeira e progressão na carreira, isto é, de atingir uma realização profissional, fornecem igualmente umasegurança afetiva e uma profunda autoestima, podendo por esse meio satisfazer muitas das suas necessidades. Também podemos dizer que a Carreira em Y é uma sequencia de posições que um indivíduo pode assumir dentro de uma organização, orientada em duas direções, uma de natureza técnica e ou funcional e outra de natureza gerencial, sendo garantido em ambas as direções o acesso aos maiores níveis de remuneração e de reconhecimento garantidos pela empresa.
Por exemplo, quando o mesmo diz que nas carreiras em Y o trabalhador sobe de cargo e depois encontra problemas para lidar com o cargo em questão (geralmente cargos de chefia), pois geralmente estes trabalhadores que acabaram de subir de cargo, são especialistas em assuntos técnicos ou de natureza laboral, e não estão preparados para liderar pessoas e administrar projetos.
Também já vi muitas empresas em que excelentes trabalhadores operacionais foram promovidos e não conseguiram lidar com o novo cargo, deixando de exercer a atividade técnica e operacional que exercia com muita competência e quem perdia com isso era a empresa.
Talvez seja a hora das empresas prestarem mais atenção nas