Carreira em TI: Por onde começar?
Muitas vezes você se pergunta: como começar em TI? Qual especialidade é a melhor? Qual paga mais? Desenvolvimento? Qual linguagem: JAVA? .NET? Infra-estrutura? De que? Redes? Servidores? As certificações realmente diferenciam os profissionais? Como está o mercado brasileiro? E o mercado mundial? E seguem-se mais e mais perguntas sobre qual é o melhor caminho a seguir. Isso quando você não se depara com as mesmas perguntas durante o curso de sua carreira.
Bom, nesta série de matérias, vou comentar um pouco sobre cada interrogação. Não pretendo ter a resposta para todas as perguntas, e nem pretendo descobrir a fórmula mágica do sucesso. Tenho a intenção sim, de contar o que a experiência já me ensinou e o que percebo do mercado, estando nele há mais de 10 anos. Vamos então à primeira questão: Como se preparar?
Estando na faculdade, cumpra suas obrigações com suas notas e aproveite o tempo para aprender o máximo que puder. Faça mais do que a média; a maioria das entidades de ensino no Brasil não prepara totalmente o profissional para o mercado. Aqui vão algumas dicas dos conhecimentos que vão diferenciar você no mercado:
Inglês é fundamental. Se você quiser progredir em TI, inglês é tão importante quanto português. Se puder, aprenda espanhol. Espanhol não é português, e não acredite em ninguém que diga que espanhol é fácil, e que todo mundo entende. Eu já trabalhei em diversos países na América Latina e todos têm diferenças no Espanhol. Você pode passar maus bocados, para não dizer vergonha quando estiver falando ou escrevendo em espanhol.
Base de Dados: estude, crie e construa bases de dados. Isso é um grande diferencial em seleção de estagiários e profissionais iniciantes na carreira. Vocês ficariam espantados com a quantidade de pessoas que se aplicam para vagas e não sabem construir uma consulta em SQL.
Desenvolvimento: desenvolva macros, aprenda VBA. Excel é uma das ferramentas mais utilizadas por