CARREIRA DOCENTE E CAMPANHA SALARIAL
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
POLO: ARAGUAÍNA
CARREIRA DOCENTE E CAMPANHA SALARIAL
Araguaína
2015
ANTONIO CRUZ DE MEDEIROS, IGOR OLIVEIRA SILVA, JARDEL, MARIA JOSÉ FERREIRA DIAS, ROSA CARVALHO AMARAL .
CARREIRA DOCENTE E CAMPANHA SALARIAL
Relatório de pesquisa de campo apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração Pública da Fundação Universidade Federal do Tocantins – UFT como requisito parcial da disciplina Seminário Temático II.
Professor (a) Orientador (a):
TEOMAR MANDUCA AIRES LEAL
Araguaína
2015
1.0 Introdução 4
1.2 Objetivo geral 5
1.3 Problemática 5
1.4 Justificativa 5
2 REFERENCIAL TEÓRICO 6
3. METODOLOGIA 10
4. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS 11
5. CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18
APÊNDICE E ANEXOS 19
1.0 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como tema a carreira docente e campanha salarial e traz os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar os fatores ligados à atividade profissional dos professores, a fim de verificar a relação existente entre o salário recebido e sua motivação com a carreira docente.
A falta de professor tornou-se objeto de preocupação nos últimos anos, devido ao decréscimo no numero de novos formandos em licenciatura para os diferentes níveis de ensino. Constata-se uma escassez de profissionais da educação, para o ensino fundamental e em especial para o ensino médio, em matérias como português, matemática e física.
O Conselho Nacional de Educação designou uma comissão interna para realizar um estudo sobre o Ensino Médio e a falta de professores qualificados em algumas áreas do conhecimento. O resultado foi divulgado no Relatório “Escassez de Professores no Ensino Médio: Propostas Estruturais e Emergenciais”, publicado no ano de 2007. O estudo constatou a dificuldade em se encontrar professores para o Ensino Médio em diferentes áreas, mostrou ainda que a atual situação da carreira docente contribua