A desvalorização da profissão docente no Ensino Fundamental
A desvalorização da profissão docente no Ensino Fundamental
1.1 Delimitação:
Desvalorização social e econômica da profissão no contexto rural e seus impactos na qualidade de ensino em uma Escola Rural do Município de Parintins.
2 Problemática:
Há tempos as dificuldades que os professores têm no exercício de suas funções são discutidas e questionadas. Os baixos salários e o crescente desprestígio social da profissão são os principais entraves que dificultam a profissão docente, assim como também a ausência de políticas públicas voltadas para o resgate e valoração do professorado e consequentemente da prática docente de qualidade.
Com a não aprovação dos planos de cargos e carreiras que atenda as necessidades especificas de cada região do país, de acordo com sua contextualização laboral, sua realidade, esses profissionais ficam restritos ao acesso a bens de consumo, cultura e lazer e que podem vir a ser o fator determinante para uma prática docente desqualificada.
De maneira que as reivindicações e questionamentos sobre este tema tão relevante na sociedade que é a desvalorização docente, caracterizam as principais inquietações para o desenvolvimento deste projeto.
3 Questões Norteadoras:
O que pensam os teóricos sobre a desvalorização do professor de Ensino Fundamental?
Qual importância que se tem dado ao professor na sociedade?
Qual a preocupação em relação a formação continuada para estes profissionais ?
Quais são as perspectivas dos professores com relação à sua profissão?
4 Objetivos:
4.1 Objetivo Geral
Investigar os fatores que levam à desvalorização dos professores do Ensino Fundamental e seus impactos na qualidade de ensino em uma Escola Rural do Município de Parintins.
4.2 Objetivos Específicos
Verificar se os professores estão satisfeitos com suas recompensas salariais;
Verificar se o professor está satisfeito com a importância que se tem dado a sua classe na sociedade;
Descobrir se há incentivo à