Carreira do engenheiro eletricista
Gérsica Ferraz
Leonardo Rocha
Pesquisa sobre a carreira do engenheiro eletricista
Vitória da Conquista – BA
Setembro 2010
Gérsica Ferraz
Leonardo Rocha
Pesquisa sobre a carreira do engenheiro eletricista
Trabalho sobre o plano de carreira do engenheiro eletricista, apresentado ao professor Wesley, como requisito parcial da disciplina de Introdução a Engenharia Elétrica.
Vitória da Conquista
Setembro 2010
Sumário
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 Situação do Engenheiro Eletricista no Brasil 5
2.2 O Mercado de Trabalho 5-6
2.3 Novas tecnologias pedem engenheiro eletricista versátil 7
3 CONCLUSÃO 8
4 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 9
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho temos como objetivo conhecer melhor a carreira do engenheiro eletricista, quais são as necessidades do país voltadas a essa área. De que forma devemos nos comportar, como profissionais com o intuito de termos uma carreira bem sucedida. E identificar quais são as áreas mais solicitadas.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Situação do Engenheiro Eletricista no Brasil
O Brasil iniciou o século XXI às voltas com o fantasma da crise energética. Essa situação mostrou a vulnerabilidade do setor elétrico nacional, mas, também, sua importância estratégica. Sem energia, a indústria e a agropecuária não produzem, o comércio não vende e os empregos desaparecem. Ou seja, sem energia, o país pára. Por outro lado, o setor energético depende da demanda desses outros segmentos para crescer. Na época do apagão, em março de 1999, a população respondeu prontamente ao pedido do governo para economizar energia e, assim, colaborou de maneira decisiva para