Carregar pedras - para que serve trabalhar
O QUE É ― PARA OUE SERVE ― TRABALHAR?
João Sayad
Ha certos assuntos sobre os quais não adianta pensar.
Não sabemos mais o que é desemprego muito menos o que é trabalho. Os neoliberais consideram o desempregado um futuro. Os marxistas anunciam o fim do trabalho.
A verdade é que o capitalismo conseguiu produzir quase de tudo para todos com menos trabalho. O que é, e para que serve, trabalhar?
A revista "Economist", por exemplo, concluiu que a economia japonesa enfrenta três problemas importantes. O primeiro é que os japoneses precisariam viver mais e trabalhar menos. Os outros não interessam.
De fato japoneses no Japão e no Brasil trabalham muito. Trabalham em condições adversas, fazem hora extra, trabalham no fim de semana, sempre trabalham.
Conversa de inglês começa com comentário sobre tempo. Japonês começa a conversa falando de trabalho.
Suponha que o Japão tenha um problema internacional qualquer, que o FMI chegue lá e apóie a posição do Economist. O Primeiro Ministro japonês assina carta de intenção prometendo que os japoneses vão trabalhar menos - prometem jogar mais golfe.
Os japoneses obedecem imediatamente. No dia seguinte, milhares de japoneses acordam bem cedo, com ar preocupado, carregando sacolas de tacos e correndo para os clubes.
Nos clubes, jogariam muitas partidas, tomariam muitos drinques, ganhariam e perderiam muitas partidas e voltariam para casa, compenetrados, sérios, lotando o metrô e comentando "é preciso jogar golfe, a situação está muito difícil".
Jogariam golfe à noite, nos fins de semana, deixariam de jantar em casa para jogar mais uma partida de golfe. E suspirariam, cansados, ao começar uma conversa - "Não temos muito tempo para crianças ou para as férias. Temos uma crise, e preciso jogar mais golfe".
Acabariam se tornando ótimos jogadores de golfe, tensos e muito preocupados com a qualidade do jogo. Não seriam os melhores parceiros ou as mais agradáveis companhias para uma tarde de golfe. Levam o golfe