Carregamento De Lavadoras Extratoras
CREA 060044015 4
Consultor para assuntos de Lavanderia e Vapor
Procedimentos que devem ser seguidos no carregamento de lavadoras extratoras .
Em função do elevado número de problemas que comumente verificamos no carregamento de lavadoras extratoras listamos abaixo alguns procedimentos que devem ser observados para manter a condição operacional adequada destes equipamentos .
Por ser um equipamento que irá ter um movimento giratório com elevado numero de rotações por minuto e por sujeitar o conjunto eixo/cesto a uma força G também bastante elevada , é fundamental que as cargas estejam em condição de ser bem distribuídas no cesto interno durante a chamada velocidade de distribuição ou drenagem , de tal forma que não fiquem acumuladas em pontos do cesto interno provocando desbalanceamento .
A melhor forma de se ter a certeza de que não haverá desbalanceamento durante a extração é a de se carregar a lavadora com roupas de mesmo tipo de tecido e peso .
É importante frisar que provavelmente a operação mais importante da lavanderia é a separação de roupas pois ela irá determinar carregamentos , processos e as subseqüentes operações de secagem e calandragem .
LAVADORAS DE CESTO DE UMA CAMARA SÓ :
O carregamento deve ser feito com roupas de mesmo tipo de tecido e mesma gramatura por m2. Desta forma não devemos carregar lençóis com toalhas , pisos com toalhas de mesa , toalhas de mesa com guardanapos de tecidos diferentes , etc., etc.
Com relação a carga em kg , somos sempre perguntados se uma lavadora de 60 Kg , por exemplo , pode lavar 30 kg de roupa . Lembramos que os fabricantes produzem lavadoras dentro de uma variedade de capacidades tal, que a grade de lavadoras a compor uma lavanderia , deve levar em conta as quantidades de roupa que serão recebidas por período e por tipo de roupa a ser lavada . Esta é a razão da maior parte dos fabricantes ter em seu rol de equipamentos , lavadoras de 10 , 15 , 20 , 30 , 50 , 60 , 100 , 120 ,etc. , ou