Carneiro Mecânico
ENGENHARIA MECÂNICA
CARNEIRO MECÂNICO
1º SEMESTRE – 2013
Disciplina: Projeto Integrador II
Professor Conselheiro: Espedito Rodrigues
CARNEIRO MECÂNICO
Alunos:
Weiner Leal Parreira
1º SEMESTRE – 2013
Sumário
1. Objetivo 4
2. Fundamentos Teóricos 5
3. Projeto 7
4. Material Utilizado 8
5. Montagem do Projeto 9
6. Desenvolvimento 13
7. Conclusão 15
8. Bibliografia 16
1. Objetivo
O objetivo é construir um carneiro mecânico que transportará água de um recipiente de um ponto mais baixo a um recipiente em um ponto mais alto sem necessidade de energia elétrica para funcionamento, com baixo custo de manutenção. O carneiro hidráulico é conhecido também como aríete hidráulico em função do fenômeno físico que provoca o seu funcionamento com o “golpe de aríete”. O “golpe de aríete” é um surto de pressão que ocorre em um tubo conduzindo água, cujo escoamento sofre uma interrupção abrupta.
2. Fundamentos Teóricos
A bomba carneiro foi inventada por John Whitehurst em 1772, porém necessitava de um operador para fazê-la funcionar. A partir desta invenção os irmãos franceses Montgolfier tornaram o aparelho automático. O nome aríete era porque na Idade média havia um instrumento de guerra também chamado aríete que era constituído por uma tora de madeira reforçada e com uma cabeça de carneiro de metal em uma de suas extremidades. Veja a figura: 1 Abaixo
Figura 1: Instrumento de guerra da idade media Fonte: CERPCH (Implementação do carneiro hidráulico nas propriedades dos alunos da escola estadual técnica agrícola de Guaporé).
Esta arma era movida ritmicamente por soldados e era usada para golpear e derrubar portões ou