Mec Dos Solos FINAL
ENGENHARIA CIVIL
Compactação e estabilização do solo
Itaperuna
2014
TRABALHO DE MECÂNICA DOS SOLOS
Trabalho apresentado à disciplina Mecânica dos solos, como parte dos critérios de avaliação para aprovação.
Prof. Muriel Batista
Itaperuna
2014
INTRODUÇÃO
Muitas vezes na prática da engenharia geotécnica, o solo de um determinado local não apresenta as condições requeridas pela obra. Ele pode ser pouco resistente, muito compressível ou apresentar características que deixam a desejar do ponto de vista econômico. Uma das possibilidades é tentar melhorar as propriedades de engenharia do solo local.
ESTABILIZAÇÃO DOS SOLOS
O solo natural é um material complexo e variável, porém devido à sua abundância e baixo custo oferece grandes oportunidades de emprego na engenharia. Entretanto, é comum que o solo de uma localidade não preencha parcial ou totalmente as exigências do engenheiro construtor. Assim, torna-se necessário escolher entre aceitar o material tal como ele é e desenvolver o projeto de forma a contemplar as limitações que o solo impõe; remover o material e substituí-lo por outro de melhor qualidade; ou alterar as propriedades do solo existente de modo a criar um novo material capaz de adequar-se de melhor forma as exigências do projeto (PINHEIRO).
Segundo Pinto (2008), a estabilização do solo compreende todos os processos naturais e artificiais que objetivam melhorar características como resistência, durabilidade, e outras, bem como garantir a manutenção destas melhorias no tempo de vida útil das obras de engenharia.
As propriedades de um solo podem ser alteradas por métodos mecânicos,físicos e/ou químicos. O tipo de estabilização escolhida depende das propriedades no estado natural, propriedades desejadas para o solo estabilizado e dos efeitos no solo após a estabilização.
Estabilização Física: Os métodos físicos envolvem a mudança de temperatura, a hidratação (cimentação e endurecimento devido