CARNAVAL NO CANADÁ
A festança de 17 dias combina desfiles de rua com competições de esculturas glaciais, esportes no gelo, atividades culturais e gastronômicas.
Publicada em: 25/05/2012
Todo mundo pensa que Carnaval é diversão exclusiva de brasileiros. Em outras partes do mundo, rolam muitos eventos do gênero, cada um ao seu estilo próprio e peculiar. Um bom exemplo de festa carnavalesca atípica, misto de alegria e frio de rachar ao mesmo tempo, acontece no Hemisfério Norte, mais precisamente na cidade de Quebec, capital da província de mesmo nome, no Canadá.
O Carnaval de Quebec representa um dos mais populares festejos canadenses. Atrai mais de um milhão de farristas durante 17 dias, no início de fevereiro. A tradicional folia nas ruas da cidade acontece anualmente, há quase seis décadas ininterruptas. Sua primeira edição ocorreu em 1894, mas a festividade foi interrompida em 1929, devido à crise econômica mundial. Ela foi relançada por um grupo de empresários em 1955 e, de lá para cá, não parou mais.
Se para os brasileiros o carnaval simboliza o ímpeto do verão, para os canadenses de Quebec representa o charme do inverno, com temperaturas que podem chegar a menos de 20 graus negativos. Ao invés de confetes e serpentinas, é a neve que cai em cima dos foliões quebequenses. E se por aqui biquínis e roupas minúsculas são comumente usadas nessa época, lá os casacos e sobretudos dão o tom especial às fantasias.
O remédio encontrado pelos locais para sair na rua e dançar com toda essa friagem não é só beber muito, claro. O Carnaval de Quebec tem uma programação diferenciada, pois combina festa com a adrenalina dos esportes de inverno. O evento acontece em pontos espalhados da cidade e tem como palco principal o histórico parque Plains of Abraham.
Desfiles de carros alegóricos, competições de esculturas no gelo, passeios e corridas de trenós, esqui, patinação no gelo, futebol no gelo, canoagem no gelo, torneio de golfe, entre