Carma
Data: 04/05/12
Carma
O poder da Lei Mística transforma o carma Origem do termo
A palavra “carma” deriva do sânscrito “karma” e significa “ato” ou “ação”.
Realização ou resultado
Quando o budismo foi transmitido para a China, esta palavra foi traduzida utilizando o ideograma chinês ye (go, em japonês), que significa “ato” no sentido de realização ou resultado.
O que dizia
Na Índia, o conceito ganhou força até mesmo no antigo pensamento indiano. As pessoas acreditavam que as circunstâncias do renascimento eram determinadas pelos seus atos bons e maus, ou seja, por seu carma.
Observe
O termo “carma” originalmente se referia tanto aos atos bons quanto aos maus. Mas, ao longo do tempo, passou a aplicar-se de maneira generalizada no sentido negativo. Talvez isso ocorra porque as pessoas têm mais dificuldade de esquecer os eventos negativos.
Tema religioso
Dessa forma, a transformação do carma negativo tornou-se um dos temas religiosos mais importantes.
Hoje
Devido à visão fatalista incorporada ao longo do tempo, atualmente, para as pessoas, o conceito de carma é mais facilmente entendido como “destino” ou “sorte”.
Pode mudar?
No entendimento popular, a sorte ou o destino não podem ser mudados. Então, como fica o destino de um país, de uma pessoa ou da humanidade? Será que ele é passível de mudança?
Desejo universal
Em contradição, mudar o destino ou a sorte é o desejo universal de todas as pessoas. Por isso, supostamente, para encontrar resposta a essa questão surgiram os movimentos filosóficos e religiosos,
Retirado de http://www.bsportal.com.br/budismo/filosofia/carma/
www.BSPORTAL.com.br incluindo aqui as grandes religiões mundiais.
Data: 04/05/12
Passividade
Atualmente, mais e mais pessoas não aceitam a ideia de que alguma força superior ou divindade tem o poder de controlar seu destino. Isso acontece porque, quanto mais absoluto for o conceito de que uma força superior ou divindade controla o