Carreira e carma. planejamento estratégico e destino
Há momentos da vida em que falamos em planejamento de carreira, e onde automaticamente já ligamos esta expressão com a trajetória profissional da vida e carreira do ser humano.
Existe diferentes tipo de abordagem para se estudar uma vida:
Os chineses acreditam que a vida abrange 3 períodos básicos: 20 anos para aprender, 20 anos para lutar e 20 anos para se tornar sábio.
Outra possibilidade é dividir a vida em ciclos de 9 anos. Até os 9 crescimento, dos 9 aos 18 aprendizado, dos 18 aos 27 luta, dos 27 aos 36 estabilidade, dos 36 aos 45 ruptura, dos 45 aos 54 metamorfose, e dos 54 aos 63 sabedoria.
Há, ainda, a abordagem da divisão da vida nos “ciclos saturninos”, que são de 12 em 12 anos, o tempo que Saturno leva para completar o movimento de translação ao redor do Sol.
E existe a visão antroposófica dos setênios, de 7 em 7 anos que vamos ver aqui no texto.
O que normalmente as pessoas acham que acontece na vida do ser humano, é que bem no início da vida as pessoas crescem e vão ficando mais fortes. Depois elas se mantêm sadias, há uma estagnação, um patamar. Finalmente, dos 40 anos em diante começam a surgir algumas doenças ou dores, ou seja, há um decréscimo de vitalidade, força e sentidos físicos
Quando analisamos o amadurecimento psicológico (aquilo que envolve as habilidades sociais, o pensar, o sentir, o querer, etc...) as pessoas nascem sem maturidade, elas vão adquirindo pouco à pouco com o passar do tempo, até em que se estabiliza, e a partir daí pode-se tomar 3 caminhos diferentes: decrescer, manter e crescer. * Decrescer - as pessoas podem perder a maturidade, virando adolescentes novamente, até temos uma expressão bem famosa neste caso, quando queremos indicar que a pessoa se tornou irresponsável “Parece criança...”. * Manter - podem manter a maturidade estabilizada * Crescer - existem também os que vão melhorando, mais e mais com o passar do tempo, tornando-se sábios
De acordo com mais uma