Carlos Soares Barreira Alves
Sistemas de Informação
1-Está área da matemática que, trata da coleta, da análise, da interpretação e da apresentação de massas de dados numéricos.
1 exemplo: Ao chegarmos a uma churrascaria, não precisamos comer todos os tipos de saladas, de sobremesas e de carnes disponíveis, para conseguirmos chegar a conclusão de que a comida é de boa qualidade. Basta que seja provado um tipo de cada opção para concluirmos que estamos sendo bem servidos e que a comida está dentro dos padrões.
2 exemplo: Desempenho na escola.
2--Estatística descritiva: é a parte que procura os melhores métodos para coletar, ordenar e sumarizar os dados dos experimentos.
-Estatística experimental: é a parte que fornece os métodos de análise e interpretação dos resultadosdos experimentos.
3- a)
b)
c) Modelos que relacionam variáveis
d)
4-MÉTODO ESTATÍSTICO: diante da impossibilidade de manter as causas constantes, admite todas essas causas presentes variando-as, registrando essas variações e procurando determinar, no resultado final, que influências cabem a cada uma delas.
a) Direta: quando feita sobre elementos informativos de registro obrigatório ou coletados pelo próprio pesquisador. Essa coleta pode ser contínua, periódica ou ocasional.
b) Indireta: quando é feita com base em elementos já pesquisados (revista, jornal, livros, etc.)
2- Crítica dos dados: nesta fase os dados são contados e recontados, em busca de possíveis falhas (omissões, repetições, etc), sendo:
a) Externa: informante
b) Interna: pesquisador
3- Apuração dos dados: é a soma e o processamento dos dados obtidos. Pode ser manual, eletromecânica ou eletrônica. 4 – Apresentação dos dados: os dados devem ser apresentados sob a forma de tabelas e gráficos.
5 – Análise dos resultados: o objetivo último da Estatística é tirar conclusões sobre o todo a partir de informações fornecidas por uma parte deste representativa, através de técnicas apropriadas
5- Exemplo: a população da cidade de São Paulo.