Carl sagan
1ª AULA:
VISÃO GERAL DA ENGENHARIA CIVIL NO CONTEXTO DA ATUALIDADE
A engenharia civil é uma atividade profissional que se utiliza de conhecimento, tecnologia e prática capaz de utilizar de recursos naturais – ar, água, solo, minerais, vegetação - em beneficio da construção de estruturas que proporcionem à humanidade conforto, segurança, bem-estar e saúde.
Isso pode ser obtido através da implantação de habitações condizentes com a cultura e as necessidades da sociedade, de sistemas que abasteçam as populações com água tratada e que tratem seus efluentes líquidos (esgoto) e sólidos (lixo) em usinas de compostagem ou aterros sanitários. De estruturas de barragens de acumulação de água para produção de energia, contenção de enchentes. Também de estruturas que produzam energia elétrica e que abasteçam as comunidades/indústrias, e estruturas que permitam a transmissão de ondas para os sistemas de comunicação. De estruturas de locomoção diversas de pessoas e produtos, quais sejam: estradas, ferrovias, hidrovias, portos, metrôs, aeroportos, heliportos. Também de estruturas apoio: pontes, túneis, passarelas, viadutos, diques, torres, dentre outras.
Todo o embasamento teórico, tecnológico e prático da engenharia civil é desenvolvido, com responsabilidade e segurança por engenheiros, em etapas que são encerradas num documento denominado Projeto, cujo formato depende da finalidade e do objeto que se aplica.
Um projeto deve considerar várias implicações e determinada finalidade:
Local;
Objetivo;
Material disponível para execução;
Custo da execução - orçamento;
Recursos financeiros disponíveis (viabilidade econômico-financeira);
Recursos naturais envolvidos;
Recursos humanos envolvidos;
Recursos públicos envolvidos;
Prazos limitados para elaboração e implantação;
Aspectos sócio-culturais implicados;
Tem aplicação final aceitável, ou seja, se o uso condiz com o objetivo;
Questionar se o empreendimento é viável
Os