cariotipo da vilosidade corionica
O exame pré- natal é de grande importância, pois permite a detecção de doenças genéticas ainda durante a gravidez. O procedimento inclusive permite aos casais optarem por gravidezes mesmo em situações de alto risco em que normalmente refreariam sua reprodução.
O cariótipo de Vilosidade Coriônica é um exame pré-natal, que também é conhecido como exame do Cariótipo de Vilo Corial ou Cariótipo de Vilo Trofoblástico.
Consiste na punção e estudo cromossômico das vilosidades coriônicas ou vilo corial, cujas características genéticas são iguais ao do feto.
APLICABILIDADE DO EXAME
Realizado entre a 10ª e a 12ª semana de gestação, pois antes desse período, o córion frondoso cobre de modo uniforme o feto, dificultando a definição da área a ser puncionada. E após esse período é contraindicado porque além de existir maior possibilidade de coleta simultânea de córion e âmnio, aumenta a probabilidade de perfuração da bolsa amniótica.
MÉTODO, AMOSTRAGEM E UTILIDADE DO EXAME
O método utilizado é a cultura, microscopia e cariotipagem por citometria de imagem do material, que é a vilosidade coriônica. A amostragem é o sangue total em heparina em frasco próprio.
Esta análise cromossômica de vilosidades coriônicas habitualmente é solicitada em situações de risco aumentado de malformações para anomalias cromossômicas fetais tais como:
-idade materna avançada (acima de 35 anos);
- anormalidade fetal na gravidez (alteração no ultra- som);
- translocação cromossômica no casal;
- gestação anterior com doença genética;
- óbito fetal na gravidez atual;
- história de perdas fetais.
INDICAÇÕES E CONTRA-INDICAÇÕES DO EXAME
O exame permite que o resultado esteja disponível em um estágio mais inicial da gestação (antes do segundo mês terminar) do que a amniocentese, reduzindo, assim, o período de incerteza. Porém, existem