Cargos e Salários
Centro de Educação a Distância
Disciplina: Administração de Cargos, Salários e Benefícios
Prof. Pedro Carlos de Carvalho
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas
Professor tutor presencial Gabriela Dani
Débora Maria Martins Pinheiro – RA 6791397872 – Tecnologia em Recursos Humanos
Maria Inês Faccin– 6392226297 – Tecnologia em Recursos Humanos
Renata Rech– 6948418980 – Tecnologia em Recursos Humanos
CAXIAS DO SUL/ RS
2014/2
INTRODUÇÃO
A Gestão de Cargos e salários é uma ferramenta que tem por objetivo reconhecer a capacidade e desemprenho dos colaboradores. Associando a teoria de Maslow e Herzberg na questão salário como fator de motivação, observa-se que o salário contribui e está diretamente ligado a satisfação das necessidades humanas.
O salário é uma demonstração do quanto a empresa valoriza o seu funcionário. A organização deve ser o salário como função agregada de motivação e utilizá-lo como um instrumento a mais no alcance dos objetivos organizacionais e pessoais. Para ter pessoas integradas, produtivas e ambiente motivador na organização é necessário planos adequados e o plano de Cargos e Salários é considerado como plano básico, pois sem ele dificilmente outros planos funcionam.
A teoria de Maslow é conhecida como uma das mais importantes teorias de motivação. Para ele, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Isto significa que no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la. Poucas pessoas, ou até mesmo nenhuma, buscam reconhecimento pessoal e status se suas necessidades básicas estiverem insatisfeitas. De conformidade com Maslow os 5 níveis a serem "escalados" por um ser humano, são:
Fonte: