Cargos e Salarios
A importância da existência de uma administração de cargos e de salários refere-se á política de administração de pessoal, abrangendo imensa grama de Mao de obra, qualificada e não qualificada. Sabendo-se que fator “trabalho”, da trilogia “natureza, trabalho e capital”, é um dos fatores básicos e devidamente coordenados em que se assenta a estrutura da economia política, no que se refere á macro e á microeconomia, merece estudos e cuidados especiais. Um dos fatores em que repousa a eficiência de qualquer empresa, de fins econômicos ou não, é uma administração racional do pessoal, matéria que envolve necessariamente o complexo e grave problema “salário”, que exerce enorme influencia nos processos de produção, circulação, distribuição e consumo da riqueza. O salário deve ser, conforme Zimpeck, considerado racional, adequado e correto, estabelecido em razão dos níveis de mercado, qualificações pessoais, capacidade técnica, condições interferentes na política de salários de determinadas regiões, setores e ramos de atividade e maior ou menor regulamentação do trabalho existente em cada país.
O salário, se não for bem administrado nas empresas, pode provocar graves erros e riscos comprometedores em aspectos de produtividade no mercado competitivo. Empresários, economistas, contadores, administradores e outros especialistas devem preocupar-se com o problema salário, fator de suma importância no processo econômico por exercer significativas influencias na economia das nações, uma vez que diz respeito a questões de custo e, em ultima instancia, ao mercado consumidor, que deve possuir determinado poder aquisitivo, resultante de renumeração do trabalho representado pelo salário.
A função da administração de cargos e salários é a de implantar um sistema de renumeração que mantenha adequada a vertical entre salários, ajustando esse sistema ou plano á realidade de mercado e estabelecendo um correto regime de estímulos ao