Cargas e Indução elétrica
Quando trata-se de cargas elétricas, ocorrem interações que podem afastá-las ou aproximá-las, dependendo de ser semelhantes ou não. A partir dessas interações, foi possível observar o campo elétrico formado por elas, materiais que são condutores ou isolantes (e como eles interferem no campo elétrico) e também visualizar, entender e justificar efeitos de indução elétrica, no caso, o efeito das pontas, efeito triboelétrico e o efeito corona. O experimento foi realizado com a ajuda de uma aparelhagem específica, como o Gerador de Van der Graaf, Torniquete Elétrico e Eletroscópio de Folhas.
2. INTRODUÇÃO
A carga elétrica é uma propriedade física fundamental e, é esta propriedade que determina as interações eletromagnéticas. Esta carga está armazenada em grande quantidade nos corpos ao nosso redor, como computadores, televisores, rádio, lâmpadas, mas a percepção dela não ocorre facilmente. Sendo esse fenômeno chamado de física do eletromagnetismo, a qual é uma combinação de fenômenos elétricos e magnéticos.
A física do eletromagnetismo foi estudada pela primeira vez pelos filósofos da Grécia antiga, que descobriram que se um pedaço de âmbar fosse friccionado e depois aproximado de pedaços de palha, esta seria atraída pelo âmbar. Hoje sabe-se que essa atração se deve a força elétrica.
Toda matéria, por menor que seja, é composta por partículas denominadas átomos. Cada átomo é formado por três partículas elementares: prótons, neutros e elétrons. Na parte central do átomo ficam os prótons e os nêutrons, os elétrons circundam esse núcleo formando uma região denominada eletrosfera. A carga elétrica é uma propriedade fundamental e característica das partículas elementares constituintes do átomo.
Nas matérias, muitas vezes não vemos manifestações dessas cargas elétricas, pois estes corpos encontram-se neutralizados, ou seja, possuem quantidades iguais de cargas elétricas positivas e negativas. Cada objeto, em nosso visível e tangível mundo,