Administração Estrategica
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
HOSPITAL BENEFICÊNCIA PORTUGUESA
Prof: Ms. Nieves Orosa Vilariño Teixeira
SANTOS / SP
2011
BENEFICÊNCIA PORTUGUESA
História
Em 21 de agosto de 1859, foi fundada a instituição Sociedade Portuguesa de Beneficência com propósito inicial de amparo aos imigrantes portugueses e suas famílias.
A proposta inicial de dar assistência através de auxílio alimentação, emprego, moradia entre outras, foi modificada em função das constantes epidemias que assolavam a região.
O projeto de construção do primeiro hospital surgiu a partir da doação de um terreno tendo suas obras iniciadas em 12 de abril de 1868. Mas em virtude de uma série de dificuldades, o hospital só foi inaugurado em 6 de janeiro de 1878.
Em função do número cada vez mais crescente de imigrantes portugueses, cresceu o número de associados. Crescia também a Cidade, em particular a região do Porto onde estava localizado o hospital. Com as obras de expansão dos armazéns da Companhia Docas de Santos e a umidade do local, o bairro tornou-se inadequado para atendimento aos pacientes.
Esses fatores contribuíram para que fosse iniciada uma campanha para a mudança do hospital e consequentemente da sede da Sociedade Portuguesa de Beneficência. Com a doação de terreno e materiais, em 5 de outubro de 1922, foi lançada a pedra fundamental da construção do atual prédio da instituição, na Av. Bernardino de Campos, 47. A inauguração aconteceu em 1º de dezembro de 1926.
Hoje com cerca de 50 especialidades médicas, com alta complexidade nas áreas de cirurgia vascular, tórax, urologia, gastroenterologia, cabeça, pescoço e implantação de marca-passo, a Beneficência é padrão de referência nacional no setor de Oncologia. Com certificação internacional de qualidade em vários setores, a instituição é presidida por Ademir Pestana, brasileiro de origem lusitana.
1. Matriz BGC –