CARGAS COMPLETAS
1. INTRODUÇÃO O transporte de cargas completas é caracterizado pelo transporte de grandes volumes de mercadoria de um mesmo remetente para um único destino, ou seja, o veículo que efetua a coleta em um embarcador é o mesmo que se dirige ao cliente de destino para fazer a entrega da carga. Por este motivo, o transporte de cargas completas pode também ser chamado de transporte ponto-a-ponto.
Outra característica do transporte de cargas completas é a exclusividade, pois a carga do cliente não é consolidada com mercadorias de outros embarcadores. Por utilizar apenas um veículo para efetuar todo o trajeto, os prazos de entrega no transporte de cargas completas são os menores possíveis, pois o prazo é calculado e definido tendo em vista unicamente a variável tempo de rodagem do veículo até o seu destino.
Do ponto de vista de custo pelo serviço, o transporte de cargas completas normalmente é calculado levando-se em consideração a distância entre pontos, o peso ou cubagem da carga ou tipo de veículo a ser utilizado no transporte.
Neste sentido, quanto maior a distância e o peso ou cubagem, mais alto será o custo do transporte da carga. Na escolha pelo tipo de veículo, que tem relação direta ao peso ou cubagem, quanto maior a capacidade de carga do veículo, maior também o custo do frete. A escolha pela carga completa é decidida quando existe a necessidade de movimentação de um grande fluxo de mercadoria, seja matéria prima ou produto acabado. Geralmente empresas em uma cadeia de suprimentos negociam grandes quantidades de produto quando existem altas demandas de consumo ou quando o custo do produto negociado seja necessariamente baixo que justifique o seu estoque. Neste caso a carga completa é uma ótima opção.
2. ACOMODAÇÃO DAS CARGAS EM ALGUNS TIPOS DE TRANSPORTE
A seguir serão descritos alguns tipos de transportes que merecem atenção especial em razão das peculiaridades, no que diz respeito à correta distribuição das cargas.