carga tributaria no Brasil
A carga tributária no Brasil Beatriz Barone, Breno Ferreira, Marianne Mansur e Thabata Barros - 2° ano – Ensino médio
Disciplina de geografia – Professor Carlos Mariano
Por meio de pesquisas realizadas junto ao comércio, os principais tributos incidentes sobre esse setor são: IPI (imposto sobre produtos industrializados) sendo pago, neste caso, quando ocorre a saída do produto industrializado do estabelecimento do comerciante. O entrevistado Vanderli Alves de Barros paga o equivalente a 5% de IPI em sua empresa de distribuição de alimentos.
ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias),este incide sobre prestações onerosas de serviços de comunicação, prestações de serviços de transporte intermunicipal e interestadual das mercadorias, sendo pago o equivalente de 18% pelo Sr. Vanderli Barros.
ST (substituição tributaria) é um mecanismo de arrecadação de tributos utilizado pelos governos federais e estaduais. Esse procedimento é notadamente utilizado na cobrança do ICMS, embora também esteja previsto na regulamentação do IPI. A incidência da substituição tributária é definida a depender do produto. A substituição tributária é utilizada para facilitar a fiscalização dos tributos que incidem várias vezes no decorrer da cadeia de circulação de uma determinada mercadoria ou serviço. O Sr. Vanderli Barros paga o equivalente a 15% desse imposto.
De acordo com o Sr. Vanderli, é necessário o pagamento de impostos porque são tributos que servem para financiar todas as ações do estado, como saúde, educação e segurança
Os principais impostos cobrados de um produtor rural são: ITR (Declaração de imposto sobre a propriedade territorial rural) que ocorre quando uma pessoa tem a posse de uma terra fora de um centro urbano. O Valor desse imposto varia de acordo com a faixa territorial de terra, este funciona como instrumento auxiliar do poder publico sobre a propriedade rural.
Fundesa/Fesa, o FESA e o FUNDESA tratam-se de