Carga eletrica
Há cerca de 2600anos o filósofo grego Tales de Mileto já havia observado propriedades semelhantes a uma resina chamada âmbar, que atritada com a pele de carneiro atraia corpos leves. O âmbar é denominado em grego ELEKTRON, e daí deriva o termo atual eletricidade.
Depois de Tales, somente no século XVI observou alguns progressos no estudo da for elétrica , atrávez de pesquisa do médico inglês Willian Gilbert, que verificou em outras substância tam- bém podiam ser eletrizadas por atrito.
A matéria é constituída de partículas extremamente pequenas denominadas átomos, que por sua vez ,são formados por prótons e nêutrons , aglomerados no núcleo, em torno dos quais movimentam os elétrons.
P P E E P- E
Para explicar as causas dessas interações dizemos que elétrons e prótons , possuem cargas elétricas de espécie diferente . Por converção a carga elétrica do próton é positiva e a do elétrons é negativa. Os nêutrons não exercem ações elétricas entre si, portanto não possuem cargas elétricas.
Cargas elétricas com mesmo sinal se repelem.
Cargas elétricas com sinais contrários se atraem.
CONDUTORES E ISOLANTES
Um corpo ou meio material é condutor de eletricidade quando a carga elétrica podem mover-se com facilidade em seu interior, caso contrario, ele é ISOLANTE.
ELETRIZAÇÃO POR ATRITO
Atritando-se entre si, dois corpos isolantes A e B , os elétrons são forçados a passar de corpo para outro. O corpo que perdeu elétrons fica carregado positivamente, enquanto o outro que ganhou elétrons fica carregado negativamente.
ELETRIZAÇÃO POR CONTATO
Quando um corpo eletrizado positivamente é colocado em contato com um inicialmente neutro as cargas positivas do corpo eletrizado atraem elétrons do corpo neutro , que então passa para o corpo eletrizado.
ELETRIZAÇÃO POR INDUÇÃO
Coloca-se o corpo A eletrizado