Carga El trica
Todos os objetos são formados por átomos. Basicamente são mais conhecidos por uma região externa chamada “Eletrosfera”, e numa região no centro do átomo encontramos o “Núcleo”, o núcleo é muito menor que o átomo. O núcleo é feito por 2 tipos de partículas “prótons” e
“nêutrons”. Na eletrosfera encontramos uma terceira partícula, os “elétrons”
Se formos analisar os prótons os nêutrons e os elétrons, existem duas versões da carga elétrica, a “carga elétrica positiva” e a “carga elétrica negativa”.
Os prótons apresentam uma carga positiva “+” enquanto os elétrons apresentam uma carga negativa “-“. Os nêutrons como o próprio nome diz, são neutros, não possuem carga elétrica.
Prótons (+)
Elétrons (-)
Nêutrons (0)
Se formos analisar a região central do átomo é positivo (pois o núcleo é formado por prótons) e as extremidades são negativas (pois os elétrons se encontram na eletrosfera).
→Para não esquecer use essa tática “Prótons” começa com “P” de positivo.
Para sabermos a quantidade de carga que tem o próton ou o elétron, usamos a unidade
Coulomb[c] para calcularmos. Então quando alguém te perguntar quanto de carga tem alguma coisa, você vai responder “tem tantos coulombs”.
Se for analisar a quantidade de carga elétrica do próton e do elétron são iguais, os dois possuem a mesma quantidade, porém um é negativo e outro positivo.
|Q.p| = |Q.e| = 0,00000000000000000016 C
↑
Carga
↑
Carga
(próton)|(elétron)
Q.p = +1,6.10-19C
Q.e = -1,6.10-19C
↓ (usando a notação cientifica fica)
1,6.10-19 C
Como podemos observar os dois possuem a mesma carga com sinais diferentes.
1,6.10-19C → pode ser chamada também de “carga elementar” (e) usado a letra “e” como uma forma de abreviar o valor 1,6.10-19 C
Q.p = +1,6.10-19C = +e
Q.e = -1,6.10-19C = -e
Se pegarmos um átomo na natureza podemos observar que ele terá o mesmo número de elétrons e de prótons, ou seja se tiver 3 prótons terá 3 nêutrons. Fazendo com que estejam nêutrons, resumindo a carga dele