O Campo El Trico O Campo De For A Provocado Pela A O De Cargas El Tricas
A fórmula para se calcular a intensidade de um campo elétrico (E) é dada pela relação entre a força elétrica (F) e a carga de prova (q):
E as unidades de campo elétrico se dão em:
Vale notar que um campo elétrico só pode ser detectado a partir da interação do mesmo com uma carga de prova. Caso não haja interação com a carga, podemos dizer que o campo não existe naquele local.
Quando o campo elétrico é criado em uma carga positiva ele, por convenção, terá um sentido de afastamento.
Quando o campo elétrico é criado em uma carga negativa ele, por convenção, terá um sentido de aproximação.
Suas Utilidades em nosso dia-a-dia temos diversos exemplos aos quais necessitamos, como, pilhas, tomadas, baterias, transformadores, monitores de computador ( aliás todos os eletrodomésticos que dependem de corrente elétrica formam campo elétrico),gerador de usinas; no entanto, o campo elétrico gerado por eles nem sempre é constante, por exemplo, as pilhas e baterias geram campo elétricos que não variam com o tempo, o que produz uma corrente elétrica continua; já o gerador de usinas, gera campo elétrico variável.
O para-raios foi construído por Benjamin Franklin. Ele é constituído por uma haste de metal ligada a terra por um fio condutor de cobre. Em sua extremidade superior existe uma coroa de quatro pontas, como mostra a figura abaixo, coberta por platina para suportar o forte calor gerado pela descarga elétrica.
A função básica de um para-raios é proporcionar um caminho seguro para a descarga elétrica. Quando o fio está ligado a terra, o para-raios faz com que a descarga seja conduzida até o solo.
Assim, podemos dizer que o para-raios nada mais é do que uma haste metálica pontiaguda colocada em um lugar bem alto e ligada a terra. Seu princípio de funcionamento