cardio vascular
Introdução:
O sistema cardiovascular é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos. O coração é a bomba propulsora do sangue e os vasos sanguíneos são as vias de transporte fazendo a pequena e grande circulação
O sistema cardiovascular tem um papel importante para a manutenção do organismo humano, sua principal função é levar sangue oxigenado e com nutrientes aos tecidos e remover o sangue com CO2 e metabólicos para que seja novamente purificados e arterializado.
Os sinais e os sintomas das doenças cardiovasculares podem se originar no próprio coração ou em outros órgãos que sofrem repercussão do mau funcionamento desse órgão, a avaliação do sistema cardiovascular deve ser realizada a partir de dados obtidos através da anamnese do paciente, do exame físico e de outros recursos diagnosticados. As queixas manifestadas pelo paciente permitem estabelecer prioridades na procura de sinais no exame físico e também nas intervenções que serão realizadas.
Manifestações Clinica
As manifestações clínicas mais comuns das doenças cardiovasculares são:
- Dor torácica: fatores desencadeantes, localização, intensidade, duração e características (constrição, compressão, queimação, peso, pontada, ”facada”).
- Dispneia: em repouso, paroxística noturna, aos esforços, ortopnéia.
- Palpitações: duração e se há dor associada .
- Cansaço e fadiga: aos esforços, em repouso.
- Cianose: pele e mucosa, lobo das orelhas, leito ungueal, lábios e língua.
- Sincope: inicio (gradual ou súbito), frequência, fatores desencadeantes (esforços, posição do corpo, estímulos emocionais ou dolorosos).
- Edema de membros inferiores
- Dor em membros superiores ou inferiores: localização, inicio, intensidade, duração e características (formigamento, queimação, caibras).
- Claudicação: intermitente ou continua.
Pode haver mais de um sinal ou sintoma, com intensidade diferente, que irão determinar as intervenções de enfermagem.