FORMAS DE PRODUÇÃO DA ELETRICIDADE
INTRODUÇÃO
A eletricidade se manifesta espontaneamente, como podemos verificar nos relâmpagos, quando são gerados milhões de Volts.
Só que essa energia não pode ser utilizada em nosso cotidiano. A eletricidade que nós usamos é produzida artificialmente. Conheça suas formas de geração.
Para produzir eletricidade, alguma forma de energia deve ser usada para movimentar os elétrons.
As seis formas básicas de energia que podem ser utilizadas são: fricção, pressão, calor, luz, magnetismo e ação química.
Antes de iniciar o estudo destas fontes, precisamos saber o que são cargas elétricas.
Os elétrons circulam ao redor do núcleo de um átomo e são mantidos nas suas órbitas pela atração da carga positiva do núcleo. Se você puder, no entanto, forçar um elétron a sair de sua órbita, a ação desse elétron passará a ser conhecida pelo nome de eletricidade.
Os elétrons que forem retirados de suas órbitas sob uma ação qualquer causarão uma falta de elétrons no lugar de onde saírem e um excesso de elétrons no ponto que atingirem.
O excesso de elétrons em uma substância é chamado de carga negativa, enquanto que a falta de elétrons é conhecida como carga positiva.
Quando estas cargas existirem, ter-se-á o que é conhecido como eletricidade estática.
Para originar uma carga positiva ou negativa, o elétron terá que se movimentar, enquanto as cargas positivas do núcleo permanecem imóveis. Qualquer material que apresente uma carga positiva tem o seu número normal de cargas positivas no núcleo e falta de elétrons.
Um material carregado negativamente, entretanto, tem excesso de elétrons. agora poderá compreender como a fricção pode produzir excesso ou falta de elétrons que, por sua vez, dão origem à eletricidade estática.
FRICÇÃO E/OU ATRITO:
A fricção é a principal fonte conhecida de eletricidade estática.
Esfregando-se dois corpos diferentes, pode-se retirar alguns elétrons