cardio vascular
Na década de 1950 ocorreu os primeiros índices em que a gordura alimentar causa o risco cardiovascular e o consumo superior a 30% das calorias na forma de gorduras relaciona-se á maior incidência de aterosclerose, foi quando estabeleceu-se uma forte associação com a obesidade,diabetes e inflamação. Posteriormente descobriu-se que o metabolismo e a imunidade são condições interdependentes e que o excesso de alimentos gordurosos aumentam o risco de doenças inflamatórias, e o consumo de nutrientes é fundamental para se preservar a funçaõ imunilógica. A partir dessas condições surgiram as doenças cardiovasculares.(Lottenberg,2009)
As doenças cardiovasculares (DVC) compõem o maior índice de mortes nos países desenvolvidos e nos que estão em desenvolvimento, pois ocorre somente em lugares onde o crescimento da população é significativo. As DCV foram responsáveis por cerca de 31% dos óbitos em homens e 39% em mulheres a partir dos 40 anos de idade em 1988 no brasil. Elas surgem a partir de fatores de risco (FR) como a falta de exercício físico, alimentação inadequada e embora a genética e a idade também possam influenciar, as mudanças no estilo de vida são mais importantes. Os fatores de prevenção contra as DCV são a prática de atividade física regularmente a alimentação balanceada e saudável, e o hábito de ir ao médico sempre avaliando e dando orientações para evitar não somente as DCV mas também outros tipos de doenças (Rique, Soares, Meirelles,2002).
2. Justificativa
As doenças cardiovasculares é uma das principais causas de mortalidade. São doenças que afetam o sistema circulatorio, ou seja, os vasos sanguineos e coração. O sistema cardiovascular é literalmente “cardio” ou coração e “vascular” ou um sistema ou uma rede de vasos sanguineos. A prescrição de exercícios físicos deve ser ajustada, na medida em que as capacitações