carboidratos e prote nas
Carboidratos e Proteínas
Itu, 03 de março de 2010
Sumário
Introdução 4
Carboidratos 5
Proteínas 7
Aminoácidos essenciais e não essenciais ou naturais 9
Ligação Peptídica 9
Hidrólise de Proteínas 10
Enzimas 10
Experiência
Bibliografias e Fontes
04
Introdução
Neste trabalho você irá conhecer sobre os carboidratos e as proteínas, observando como é a estrutura dos dois, do que são formados e sua utilização ou função.
Boa Leitura!
05
Carboidratos
Os carboidratos também são conhecidos como açucares e são divididos em aldoses e cetoses.
Aldoses: Compostos que apresentam o grupo funcional aldeído e álcool, podendo ser monoálcool, diálcool, triálcool e poliálcool. A seguir encontra-se em destaque a função aldeído no carboidrato gliceraldeído.
Cetose: Compostos que apresentam o grupo funcional cetona e álcool, podendo ser monoálcool, diálcool, triálcool e poliálcool. A seguir encontra-se em destaque a função cetona no carboidrato Di-hidróxi-cetose.
06
Os carboidratos também são divididos em monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.
Monossacarídios: São açucares que apresentam a fórmula estrutural C6H12O6. Temos como exemplo:
Frutose: Encontrado em frutas e no mel. É conhecido por ser o carboidrato mais doce que existe. Freqüentemente o encontram combinando com a glicose, dando origem a sacarose.
Galactose: não aparece na forma livre na natureza, ou seja, sempre está unido a outro carboidrato. Combinando com a glicose, forma a lactose.
Glicose: Facilmente encontrada na natureza na forma de monossacarídeo. É produzido industrialmente através da hidrólise do amido proveniente de vegetais. A hidrólise é a quebra de alguma substância utilizando-se a água, no caso, pode ser representada assim:
(C6H10O5)n + nH2O → nC6H12O6
Dissacarídios: São formados pela união de dois monossacarídeos e