Pedagogias n o cr ticas e pedagogias criticas
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO
KAIQUE COSTA LIMA
PROFESSORA: MARIA RITA
TEORÍAS DA DUCAÇÃO
GOIANIA
2015
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO
Pedagogias não críticas e as Pedagogias criticas.
GOIANIA
2015
Pedagogias não críticas e pedagogias criticas
Para explicar a construção subjetiva do pensamento pedagógico, no mundo ocidental é importante fazer algumas considerações preliminares dentre elas:
a) Fundamentos de pensamento liberal
No século XIX, apresenta alguns dados mais significativos o apogeu do liberalismo europeu com sua expressiva fé nas possibilidades de espontaneidade individual ligada ao direito natural, que considera a essência profunda e imutável da natureza humana como a base da lei natura necessária ao esclarecimento da verdade e da razão.
Liberalismo e como o conjunto de ideias e doutrinas que visam a assegurar a liberdade individual no campo da politica, da religião e entre outros, dentro da sociedade. O liberalismo pode ser compreendido dentro dos seguintes enfoques: - Doutrina política segunda e da qual que se deve aumentar; dentro das possibilidades, a independência do poder legislativo e do poder judiciário em relação ao poder executivo, que vem parar oferecer aos cidadãos as maiores garantias possível contra a arbitrariedade do governo. - Doutrina política filosófica segunda ao qual a unanimidade religiosa não e condição necessária para uma boa organização social reivindicando para os indivíduos total liberdade de pensamento e oportunidade igual para todos. - Doutrina econômica segundo a qual existe uma ordem natural para os fenômenos econômicos, a qual tende ao equilíbrio pelo livre jogo de concorrência e da não intervenção do estado. Para os liberais, a maioria das dificuldades econômicas e sociais é proveniente da intervenção intempestiva do estado; o otimismo liberal acredita naturalmente