Gestao de efluentes liquidos e atmosfericos jobson
A água é um recurso natural fundamental a vida, no entanto, está se tornando cada vez mais escassa. A poluição dos recursos hídricos, ocasionada pela falta de saneamento básico, compromete seu uso e pode vincular doenças. Geralmente, as communidades interioranas não são atendidas por serviço de coleta e tratamento de efluentes líquidos, comprometendo a qualidade dos recursos hídricos.
A água é fundamental para a manutenção da vida, sendo considerada como um fator primordial na formação das aglomerações humanas (TCHOBANOGLOUS; SCHROEDER, 1987). A água é um recurso natural muito abundante na crosta terrestre. Dos 1.370 milhões km³ da água disponível, mais de 99% não é economicamente aproveitável por ser salgada ou estar congelada. Outra grave constatação é que apenas 10% da água doce existente é aproveitável para o abastecimento público (FUNASA, 2004). A Figura 1 abaixo mostra a distribuição da água na natureza.
O contato do homem com águas poluídas pode provocar algumas doenças como a cólera, diarréia, dengue, hepatite, esquistossomose, leptospirose, amebíase, teníase, giardises e tantas outras infecções parasitárias (FUNASA, 2004). Uma das formas de se minimizar este problema é o tratamento do esgoto através de diferentes métodos como: estações de tratamento primária, secundária e terciária, fossas sépticas e sumidouros.
Os planejamentos de recursos hídricos devem ser avaliados sob uma perspectiva sistêmica e integrada ao seu meio. Com isso, se faz necessário analisar aspectos ambientais, sociais, técnicos e econômicos. Neste sentido, a pesquisa operacional, através dos métodos de auxílio à decisão, vem sendo utilizada para selecionar alternativas de sistema de tratamento de efluentes líquidos (ZUFFO; REIS; SANTOS; CHAUDHRY, 2002).
Processo de Tratamento de Esgoto O esgoto gerado pode ser lançado diretamente sobre a superfície ou sob o solo, nos chamados sumidouros, lançados diretamente nos mananciais hídricos ou