Características gerais das plantas
Nome do tema desenvolvido
FORTALEZA
2014
EEM LICEU DO CONJUNTO CEARÁ
Sonia Kelly Braz de Lima
Professora: Wladia Christina Fontenele
Turma: 2ª J
FORTALEZA
2014
Índice
Introdução ................................................................................. 04
Capitulo 1 ....................................................................... 05, 06, 07
INTRODUÇÃO
Todas as plantas, em geral, são constituintes do reino plantae, que abrange cerca de 350.000 espécies conhecidas. São, na maioria das vezes, organismos autotróficos cujas células incluem um ou mais organelas especializados na produção de material orgânico a partir de material inorgânico e da energia solar, os cloroplastos.
As plantas, para viver, necessitam basicamente de água, luz solar, e nutrientes, e elas conquistaram quase todos os ambientes da superfície da
Terra, podendo assim adaptar-se a cada um deles.
As plantas são de essencial existência para nossa vida pois fornece gás oxigênio ao meio ambiente, e são produtoras de matéria orgânica que nutre a maioria dos seres vivos da Terra, atuando na base das cadeias alimentares.
Elas são divididas para melhor estudo em quatro grandes "tipos": Briófitas, que são plantas pequenas e delicadas que vivem geralmente em ambientes úmidos e sombreados, sua maioria não ultrapassa 5 centímetros, e não possuem vasos condutores de seiva, um exemplo: os Musgos. Pteridófitas, são um pouco mais desenvolvidas que as briófitas são plantas vasculares sem sementes, contendo dois tipos de vasos, exemplo: Samambaias. Gimnospermas, plantas vasculares com sementes nuas, com um grande porte, exemplo: Pinheiro. Angiospermas: são as mais desenvolvidas, e as que predominam no mundo, são plantas vasculares com flores e frutos. exemplo: Bananeira.