CARACTERÍSTICAS DOS MODELOS ATÔMICOS
Para poder ser entendida como ciência a química teve de passar por alguns longos processos de estudo e embasamento para que pudesse então ser incorporada em nossos estudos essenciais. Para isto foi necessária a colaboração de alguns estudiosos de diferentes épocas que contribuíram para a construção desta ciência hoje indispensável em nosso dia a dia, eles estudaram a fundo e fizeram experimentos que comprovavam a veracidade da teoria que levantavam. A química é então um conjunto de teorias que nos faz entender melhor as reações que ocorrem ao nosso redor.
Teoria de Dalton
Dalton foi um dos primeiros estudiosos a defender a ideia de que toda matéria era formada por uma partícula única e indivisível, mais tarde denominada de átomo. Para ele o átomo era uma esfera maciça, indivisível, homogênea e indestrutível que possuía carga elétrica totalmente neutra. Simplificando, poderíamos fazer a comparação aparente de um átomo enquanto esfera maciça a uma bola de gude.
Características:
1. Parte sólida e indestrutível da matéria;
2. Sem cargas elétricas (ou todas positivas);
3. Todos os átomos de uma mesma matéria são idênticos.
Teoria de Thomson
Joseph John Thomson era um físico inglês que através de experimentos com gases, radioatividade e descargas elétricas sugeriu um modelo atômico a ser aperfeiçoado mais tarde. Thomson afirmava que a carga dos elétrons para manter-se neutra precisaria de um balanço entre positivo e negativo, esta carga seriam os prótons e elétrons que conhecemos hoje. Segundo Thomson os elétrons estavam distribuídos em anéis que se movimentavam em órbitas ao redor da esfera positiva. Seu modelo atômico foi apelidado de pudim de ameixas, pois consiste numa esfera de carga positiva a qual possuía elétrons de carga negativo incrustados na mesma.
Características:
1. Microscópico;
2. Com cargas de energia, os prótons e os elétrons;
3. Maior parte composta por prótons;
4. Elétrons espalhados pelo átomo.
Teoria de