Características dos Materiais
É necessário a todo engenheiro ter conhecimento das características e do desempenho dos materiais utilizados em sua ocupação. Ao definir o material, deve-se considerar como o material de comporta durante o uso, ao ser exposto a altas temperaturas ou eletricidade, sua durabilidade, custo, resistência, etc.
Sabemos que é complexo para um engenheiro conhecer todas as propriedades dos materiais disponíveis no mercado e por isso é necessário que primeiro ele tenha um domínio das especificidades utilizadas nesse meio. Propriedades Mecânicas
São propriedades mecânicas a resistência mecânica, elasticidade, ductilidade, fluência, dureza e tenacidade. Todas essas propriedades estão associadas a capacidade do material resistir as forças mecânicas, porém há alguns materiais que não necessitam suportar a todas as forças, um exemplo é a mola.
Para que seja possível fazer comparações propriedades dos materiais é necessário conhecer os termos mais utilizados na engenharia.
Tensão é medida de força interna por unidade de área de um corpo deformável em uma superfície imaginária interna ao corpo. É calculada através da divisão da força pela área de atuação. Como consequência da tensão tem-se a deformação, esta pode ser elástica ou plástica. A deformação elástica é reversível, ou seja, ela desaparece quando a tensão é removida, ela é proporcional a tensão aplicada e está associada a rigidez do material. Já a deformação plástica é definitiva e é produzida por tensões que excedem o limite da elasticidade. Ductilidade é a deformação plástica total até o ponto de ruptura.
O limite de resistência à tração de um material é calculado através da divisão da carga máxima suportada pela área da seção reta inicial. Nota-se que é usado a área inicial para calculá-lo, principalmente para os materiais ducteis, pois eles sofrem uma diminuição da área quando socilitado pela carga máxima.
A dureza é caracterizada pela resistência da superfície do