Características dos Filósofos
Questão
Augusto Comte Quais são as características principais do Positivismo?
O positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos.
Os positivistas não consideram os conhecimentos ligados as crenças, superstição ou qualquer outro que não possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende somente dos avanços da ciência.
Quais são os três estados para Comte e quais são suas características? Teológico: Deus está presente em tudo, se algo acontecer será da vontade dele. Coisas sem explicação, são simplesmente desvendadas por ele. Possui três subdivisões:
- Monoteísmo: Os desejos do Deus (único), são expostos em coisas, acontecimentos. Por exemplo, o Judaísmo.
- Politeísmo: os desejos dos deuses são colocados em objetos, animais ou coisas. Por exemplo, a mitologia grega ou romana.
- Animismo: As coisas da natureza tem sua própria “animação”, acontecem porque desejam isto, não por fatores externos, têm vida própria. Por exemplo, o Candomblé.
Metafísico: No qual a ignorância da realidade e a descrença em um
Deus todo poderoso levam a crer em relações misteriosas entre as coisas, nos espíritos, por exemplo. O pensamento abstrato é substituído pela vontade pessoal.
Positivo: A humanidade busca respostas científicas em todas as coisas. Este estado ficou conhecido por Positivismo. A busca pelo conhecimento absoluto, esclarecimento sobre a natureza e seus fatos.
É a soma dos dois estados anteriores: Teológico + Metafísico.
Hegel
Por que chamam a filosofia de Hegel de idealista?
Segundo Hegel, a realidade não é uma substância (coisa, objeto), mas sim o sujeito, ou seja, pensamento, espírito. Desse modo, ele acredita que a realidade que está sempre em movimento.
O que é a dialética para Hegel?
A principal