Características do Irã
A economia do Irá é um misto de planejamento centralizado e propriedades do petróleo e de outras grandes empresas. O governo continua sendo o mesmo que o anterior, mas vem tentando diversificá-lo. O Irã moderno vem apresentando um crescimento na economia, mas continua com um alto índice de inflação e desemprego. O Irã é o segundo maior produto de petróleo da OPEP. Também possui a segunda maior reserva de gás natural do mundo. Seus principais produtos de exportação são o petróleo, os produtos químicos e petroquímicos, entre outros. A moeda é o rial, que possui cem dinares.
A política do Irã
A política do Irã baseia-se em uma republica teocrática islâmica na qual vários poderes são supervisionados por um corpo de clérigos.
Líder supremo – É o chefe do estado do Irã. É eleito pela Assembleia dos peritos, em função dos seus conhecimentos da teologia islâmica. O Guia Supremo determina a direção geral da política iraniana, atua como arbitro dos poderes executivo, legislativo e jurídico. Também é comandante das forças armadas.
Poder executivo – é exercido pelo presidente que deve ser um xiita iraniano. Os candidatos devem ser aprovados pelo Conselho dos Guardiães. É responsável pelo comprimento da Constituição, nomeia e supervisiona o Conselho de Ministros, coordena as decisões do governo e submete as políticas governamentais à apreciação do Parlamento.
Poder legislativo – é exercido por um órgão composto por 220 membros. O Majlis aprova leis, os tratados internacionais e o orçamento. O legislativo é supervisionado pelo Conselho dos Guardiães.
Poder judiciário – Indica o presidente da Corte Suprema e do procurador-geral.
Conselho dos Guardiães – É um órgão constitucional composto por 12 juristas. O conselho interpreta a constituição, pronuncia-se dobre a constitucionalidade das leis votadas pelo legislativo e aprova os candidatos a presidente, deputado e a membro da Assembleia dos Peritos.
Assembleia dos peritos – é eleger, e se necessário,