Características do Irã
Durante a história, o território do país tem tido grande importância geográfica, visto a sua posição entre o Oriente Médio, Cáucaso, Ásia Central e o Golfo Pérsico, além da proximidade com o Leste Europeu e o Subcontinente Indiano.
O Irã foi um país essencialmente agrícola até aos anos 60 do século XX. A partir de então ocorreu uma descolagem da indústria, nomeadamente da indústria petroquímica, têxtil (situada principalmente em Isfahan e na região da costa do Mar Cáspio), automóvel, de construção de equipamentos eletrônicos, de papel e alimentar. A subida do preço do petróleo a partir de 2003 beneficiou o Irã, que utilizou o dinheiro para programas sociais. Os poços de petróleo encontram-se situados no sudoeste do país, junto ao Golfo Pérsico. O Irã é o segundo maior país produtor de petróleo, sendo Arábia Saudita o primeiro.
Apesar de ter uma riqueza invejável de petróleo e outras riquezas naturais, o povo Iraniano vive hoje em grande pobreza. A falta de administração, a corrupção, e décadas de sanções econômicas, fizeram com que a população continuamente lute para suprir suas necessidades. Em 2002, cerca de 40% da população estava vivendo abaixo dos níveis de pobreza, e 7.3% estavam vivendo com menos de $2.00 por dia. A maioria dos pobres no Irã vivem em pequenas cidades ou vilas, onde as necessidades básicas como eletricidade e água potável são precárias.
A educação é obrigatória para todas as crianças entre os seis e os dez anos de idade. De acordo com dados de 2005, 81,3% da população com mais de 15 anos de idade