Características diferenciadoras entre o oral e o escrito
Características diferenciadoras entre o oral e o escrito
Segundo Magalhães a oral geralmente é mais repetitiva, transitória e espontânea do que a escrita [...] (p.23).
[...] verifica-se que tanto a fala quanto a escrita têm sua importância linguística, uma é mais rígida, a outra mais flexível [...] (p.23).
Não podemos negar a importância de Saussurre, para a compreensão dos fenômenos linguísticos quando estabelece a distinção entre língua e fala, o interesse pela análise das diferenças entre oralidade e a escrita, atualmente, vem sendo substituído pelo da pratica discursiva [...] (p.23)
Segundo Halliday, a fala e a escrita têm usos em diferentes contextos, com finalidades de funções diversas, embora possa haver traços de oralidade na escrita e vice-versa [...] Falar e escrever são formas diversas de se expressar significados linguísticos [... ]. (p.24).
A fala, em seu dinamismo e fluxo contínuo, não indica as orações e os parágrafos assinalados pela escrita [...] Alguns discursos orais não são espontâneos, pois são elaborados antes pela escrita [...] Outros, porém, são espontâneos, como as salas de bate- papo da internet [...] (p.24).
Linguagem popular
[...] Seu meio social reflete, quase predominantemente, a cultura da linguagem oral, transmitida entre as gerações excluídas do acesso à norma de prestígio [...] (p.24).
Pessoas que falam dessa forma, em geral, possuem baixo poder aquisitivo [...] A linguagem popular, assim como a coloquial, faz uso de gírias [...] (p.25).
Linguagem coloquial
Mas usada oralmente que na escrita [...] Certas expressões populares e neologismos á estrutura gramatical, evita o emprego de certas estruturas preconizadas pela gramática normativa que estejam desusadas ou em desacordo com o modo de expressão oral cotidiana [...] (p.26).
Linguagem culta