Características de riscos do revelador e fixadores
CURSO: TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA
DISCIPLINA: BIOSEGURANÇA
PROFESSORA: THAIS ALEXANDRE DE OLIVEIRA
CARACTERÍSTICAS DE RISCOS DO REVELADOR E FIXADORES
GEOVANI BRITO DA COSTA
TERESINA-PI, 03 DE ABRIL 2013
A radiografia é importante ferramenta complementar utilizada em diagnósticos na área da saúde. Hoje está presente em grande parte dos hospitais e clinicas odontológicas fazendo revelação de radiografias, sendo que durante essa atividades são gerados vários resíduos potencialmente tóxicos, sendo principalmente as soluções reveladoras e fixadoras da radiografia, sendo que entre as substancias utilizadas se tem indícios de um alto teor de prata e outras substancias perigosas para o ser humano.
Os matérias radiográficos em geral são constituídos por compostos fotossensível e são a base de haletos de prata, esse haletos juntamente com outras substancias agem para a obtenção das imagens, no processamento radiográfico são gerados efluentes (revelador, fixador e água de lavagem de filmes radiográficos) que representam problema ambiental, pois contêm compostos orgânicos e inorgânicos, tóxicos ao ambiente.
A quantidade de revelador e fixador utilizada pelos serviços varia de acordo com o porte do estabelecimento de saúde e com o fluxo de atendimentos. Geralmente, estabelecimentos de saúde de grande porte, como hospitais, têm um grande fluxo de atendimentos e, portanto, alto consumo de revelador e fixador e, consequentemente, uma maior geração de efluentes de processamento radiográfico.
Muitos investimentos têm sido realizados para aprimoramento de profissionais, processos e equipamentos na área da saúde como um todo e, especificamente, na área de diagnóstico por imagem, entretanto, pouco tem sido feito para prevenir o aparecimento de lesões e doenças ocupacionais e minimizar o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado dos efluentes radiográficos
De acordo com a Resolução nº 358/05 do Conselho Nacional do Meio