revelação manual
Constam com o auxilio de tempo e temperatura na qual a mesma tende a ser 21°C ideal. Quando é mais baixa algumas substâncias ficam mais claras atrasam a atividade e a revelação e a fixação inadequada. Deve seguir a temperatura adequada sendo proposta por cada fabricante por diversas razões, entre elas as principais são:
Obtêm o bom desempenho sensitométrico do filme, isto é, o contraste e a velocidade do filme são satisfatórios e o véu é mantido a um nível aceitável.
A revelação se processa em tempo conveniente. Com dispositivos modernos de preparar soluções, a temperatura é geralmente mantida.
Com a temperatura adequada o usuário mantem as melhores características sensitométricas ajudando na vantagem de um tempo padrão de revelação, fixação e lavagem. A escolha da revelação por tempo e temperatura é mais segura e preferível à revelação por simples observação a qual requer mais tempo, mais atenção, habilidades e critérios.
Os critérios recomendando pelos fabricantes devem ser seguidos cuidadosamente, quando qualquer falta de densidade na radiografia pode ser atribuída a subexposição demasiada em vez da revelação excessiva. Este fato é importante ao se determinar os ajustes na exposição.
O revelador deve estar em atividade constantemente, pois assim pode agravar, podendo diminuir vagarosamente por causa da oxidação do agente revelador pelo ar. A exaustão se não for controlada regulamente resultará em revelação deficiente e afetará o contraste e a velocidade de modo adverso. Com o uso adequado do sistema onde a atividade e os volumes da solução são mantidos através de um reforço químico adequado. Com o método do sistema de reforço com isto apenas é preciso adicionar uma solução ao revelador original pra compensar a perda da atividade, permitindo um tempo constante de revelação. Desempenhando dupla função de manter o nível liquido no tanque e de manter a atividade da solução. Sendo assim o filme deve ser retirado o mais rápido