Características de moda--Décadas de 1910 á 1990
O Barroco começou na arte, mas invadiu o mundo da moda! O estilo artístico surgiu nos séculos XVI e XVII, a partir de movimentos e conflitos na Itália devido à expansão do protestantismo… Naquela época o catolicismo enfraqueceu e precisava encontrar uma maneira de reafirmar seus princípios, então, começou a disseminar uma arte impactante, o Barroco. Os cristãos enfeitavam suas igrejas com imagens folheadas a ouro e com muitos detalhes luxuosos. Igreja de São Francisco – Salvador / Bahia
Na arte, o barroco é rico em detalhes e demonstra luxo. Na moda, o barroco está ligado a peças com muito bordado, aplicações, estampas, veludo (nobre, elegante e sofisticado), renda (vem acompanhada das flores miúdas, detalhadas e bastante enfeitadas) e as cores vermelho, preto e principalmente o dourado (do brilhante ao envelhecido, o metalizado indica o ouro e a riqueza) predominam. Desenhos e pinturas de Igrejas, Santos e Anjos também remetem a esta tendência.
Hoje, o Barroco está de volta, mais moderno e focado na moda. Isso nos mostra que o vai-e-vem das tendências de moda é típico! Elas surgem, vão embora, e acabam retornando num estilo renovado e diferente. A moda Barroca é uma tendência com um aspecto invernal, que veio para deixar nossas produções muito mais exuberantes no Inverno 2013 e encher nossos guarda-roupas com peças clássicas que remetem muita elegância.
A renomada marca italiana Dolce & Gabbana deu a largada nas passarelas e investiu em uma coleção ‘rica’, como mostram as fotos da Semana de Moda de Milão 2013. Eles ‘mergulharam’ na arte barroca! Além dessa tendência, a coleção teve como inspiração também a Santa Padroeira da Catânia, Santa Ágata e os mosaicos bizantinos e venezianos (da Catedral de Monreale, na Sicília)… O desfile foi regado a luxo e beleza.