CARACTERÍSTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS
Irei apresentar os fatos históricos da gestão de pessoas até a moderna visão. Relatando como surgiu a primeira atuação dos gestores com o modelo artesanal de indústria até a empresa que depende do seu capital humano qualificado para ter um potencial competitivo.
Analisando a importância dada ao capital humano desde o inicio da sua formação até a necessidade organizacional de um capital humano diferenciado.
O trabalho era algo artesanal e produzido sob demanda exclusiva com a prática do escambo como movimentação financeira predominante. A figura do homem trabalhador era o artesão que tinha as competências para desenvolver seus produtos manufaturados em troca de nutrimentos básicos para sua sobrevivência. Na Inglaterra por volta de 1715, início do século XVIII, a população inicia um crescimento exponencial extremamente veloz e a crescente demanda por produtos institui a escassez de matéria prima para os trabalhadores da manufatura. Eis que aqueles detentores de maiores posses, pela primeira vez, tiveram a ideia de, então, adquirir matéria prima em maior quantidade para armazenar e, durante os momentos de escassez, oferecer aos artesãos que fabricassem produtos para eles. Desta forma os artesãos não mais produziriam seus próprios produtos, ao invés disso, seriam remunerados por aquele dia de trabalho.
Este fator, aliado à escassez de matéria prima, potencializou o êxodo de trabalhadores rurais para grandes centros metropolitanos onde estavam sendo estabelecidas as indústrias. Neste contexto de rápida industrialização que perdurou até aproximadamente 1750 o maior problema encontrado era justamente a falta de experiência de trabalhadores que, até então, só conheciam prestezas muito específicas ligadas ao cultivo da terra ou atividades manufatureiras básicas e encontravam, pela primeira vez na vida, um local de trabalho onde o ritmo não mais era ditado por eles, mas sim por outra pessoa ou indústria.
Uma