Características das Saídas Digitais
Características de saída dos circuitos digitais.
Nome: Rafaela S. Castorino
Discip: Lab. Sistema Micro I
Professor: Marcos Antônio
28 de maio de 2013
Introdução
Para que haja variadas aplicações com os circuitos lógicos digitais, são implementadas pelos fabricantes diferentes configurações de saída. As três configurações mais comuns são: totem pole, open collector e 3-state.
Totem-pole
A saída totem-pole é assim denominada porque, no diagrama de blocos, ela lembra o símbolo indígena de um totem.
Geralmente esse tipo de circuito é constituído por quatro transistores acoplados entre si. A saída totem-pole é formada por dois transistores, um diodo e um resistor. A saída tipo totem-pole tem a vantagem de apresentar uma velocidade de comutação elevada.
Nessa configuração, entretanto, duas saídas não podem ser ligadas no mesmo ponto, o que acarretaria a destruição de uma das portas, uma vez que, nesta situação, elas assumem diferentes estados lógicos.
Open- collector
A saída coletor aberto corrige o problema apresentado pela saída totem-pole, permitindo, assim, a ligação de mais de uma saída no mesmo ponto. Para a operação desse circuito é necessário um resistor externo.
3-state
A saída de três estados ocorre quando os dois transistores da saída totem-pole são levados ao ponto de corte. Deste modo, a saída não pode assumir o estado lógico 0 nem o 1, ficando em alta impedância.
Com a utilização de CIs com saídas 3-state, várias saídas TTL podem ser ligadas juntas, desde que somente uma delas esteja habilitada a cada instante. A configuração de saída 3-state é muito utilizada para conexão de dispositivos ao barramento dos sistemas.
Montagem e análise dos resultados
Montamos com o auxilio do protoboard o circuito mostrado abaixo utilizando o CI 7405:
Variamos a chave do painel para o nível logico alto e nível logico baixo com o intuito de analisarmos os