características da sociedade do conhecimento
A sociedade do conhecimento trouxe consigo a velocidade do tempo real, com amplas possibilidades de controle, armazenamento e liberação de acesso a múltiplos conjuntos de informações. Cada vez mais, essas possibilidades tornaram-se alguns dos vetores mais importantes na definição da produtividade das economias nacionais, e a informação configurou-se como o principal ativo das empresas e países na sua busca por maior competitividade.
Porque bens intangíveis são valorizados, na atualidade, mais do que os intangíveis?
Os bens intangíveis estão ligados ao conhecimento e ao capital intelectual das empresas que na sociedade do conhecimento têm mais valor. Os bens intangíveis não se desgastam e nem se desvalorizam pelo tempo.
Porque as empresas ditas “dialéticas” são as que têm maior capacidade de sobrevivência no mundo atual.
As empresas que buscam melhores práticas e que marcam a diferença no mercado competitivo são justamente aquelas que fazem uso efetivo do conhecimento
As empresas chamadas dialéticas é aquela que dialoga, que cria, que converte e transforma a informação em conhecimento e o utiliza para produzir riquezas de ordem material, mas também social e humana, por esse motivo essas empresas tem maior capacidade de sobrevivência.
O que você entende por conhecimento tácito e conhecimento explícito. Dê exemplos.
Conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que está na cabeça das pessoas. Geralmente é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente as habilidades de uma pessoa. Conhecimento explícito é aquele formal, claro, regrado, fácil de ser comunicado. Pode ser formalizadoem textos, desenhos, diagramas, etc. assim como guardado em bases de dados ou publicações.
Quais as dimensões do conhecimento tácito consideradas pelos autores Takeuchi e Nonaka.
- Dimensão técnica - abrange um tipo de capacidade informal e