Características da música no renascentismo
CARACTERÍSTICAS DA MÚSICA NO RENASCIMENTO
1450 - 1600
O Renascimento (séculos XV e XVI) caracteriza-se essencialmente por vários aspectos fundamentais: o interesse pela cultura através da ciência, das artes, e a evolução na área da navegação onde aparelhos como a bússola foram inventados aperfeiçoando as técnicas de navegação facilitando, assim, a expansão marítima européia. Os ideais, advindo dos Gregos e Romanos, marcaram fortemente este período, de grandes descobertas e explorações, com grandes avanços na Ciência e na Astronomia. Homens como Leonardo da Vinci – escultor pintor, cientista, músico, arquiteto e engenheiro –, Galileu Galilei - cientista, Johannes Gutemberg – inventor da imprensa com tipos móveis - se destacaram dentro de suas áreas. A imprensa ampliou a circulação de música, conseqüentemente o número de intérpretes e compositores aumentou. Por outro lado, exploradores como Vasco da Gama, Colombo e Cabral entre outros realizavam suas viagens de novas descobertas, enquanto notáveis avanços se processavam na ciência e na astronomia. As sete artes liberais englobam, desde a idade média, dois grupos de disciplinas: o Trivium (Gramática, Retórica e Lógica) e o Quadrivium (Aritmética, geometria, Astronomia e Música).
O período entre os séculos XIV e XVI foi de grandes transformações políticas e socioeconômicas, tais como, o declínio do feudalismo; a consolidação dos ideais de progresso e de desenvolvimento, reforçando o pensamento racionalista e individualista; o renascimento do comércio e da urbanização e, conseqüentemente, o surgimento da burguesia; a formação do Estado nacional, centralizando o poder nas mãos do rei e seus ministros; e a expansão marítima e o mercantilismo, que contribuíam para a Revolução Comercial que ocorria na Europa Ocidental.
Essas transformações afetaram todos os setores da sociedade e ocasionaram mudanças, constituindo um movimento chamado Renascimento cultural. Este foi o primeiro grande