História da arte
MOVIMENTOS ARTÍSTICOS
Trabalho apresentado pela aluna Nolita da Silva Marciano da 3ª série do E.M. para a disciplina de Artes.
Vila Velha 2011
Introdução aos momentos históricos Renascimento, Renascença ou Renascentismo são termos utilizados para indicar um período da História, mais especificamente da Europa, que data entre fins do século XV e meados do século XVII, quando ocorreu a transição da Idade Antiga para Idade Moderna. Esse período foi marcado pelo forte desenvolvimento intelectual, artístico, literário e científico, dando origem ao Renascimento Cultural que delineou uma nova mentalidade da população da época baseada nos valores burgueses.
Anteriormente ao Renascentismo, a população que fazia parte do mundo feudal dispunha de uma mentalidade retrógrada, assim mais tarde caracterizada pelos intelectuais renascentistas. O apego a terra, à Igreja Católica como controladora e tendo papel fundamental na sociedade e o poder descentralizado, foram as principais características e pontos cruciais para que o declínio do feudalismo fosse inicializado. O novo movimento inspirado na Antiguidade Clássica, sobretudo no Antropocentrismo (homem no centro do universo, idéia reforçada por intelectuais como Nicolau Copérnico, Galileu Galilei e Giodarno Bruno), o individualismo, naturalismo (valorização da natureza), hedonismo (desvalorização à moralidade cristã e ênfase ao corpo) e o racionalismo; deixou para trás a “Idade das Trevas”.
A classe burguesa desempenhou papel fundamental na transição histórica de Idade Antiga para Idade Moderna, pois a criação dos burgos, cidades comerciais